Como Escolher um Controle de Acesso!
Quer uma consultoria Gratuita para escolher o Controle de Acesso Pedestre ou Controle de Acesso veículo?
Digite abaixo seu nome e seu melhor e-mail e seu telefone que entrarei em contato
Controle de Acesso Biométrico
Você sabe o que é controle de acesso? Se sabe, qual modelo deve optar na hora de comprar para sua empresa, sua casa, seu condomínio? Existem algumas diferenças que devem ser consideradas na hora da escolha de um controle de acesso para que não fruste suas expectativas comprando um produto muito superior ou muito inferior para sua necessidade.
O controle de acesso veio para solucionar diversos problemas de controle de entrada e saída de casas, condomínios e empresas de todos os seguimentos. Este dispositivo também pode ser utilizado em armários, caixas e cofres que precisam de autorização para acessar seu conteúdo.
Já instalamo controles de acesso onde o cliente queria ter o controle de frequência de entrada e saída de suas salas elétricas. Logo, ele controlava não só a entrada de pessoas autorizadas, mas também a frequência e pontualidade dos serviços nas salas elétricas.
Alguns exemplos de controle de acesso são: Catracas eletrônicas, cancelas, torniquetes, e é claro: controles de acesso biométricos. Neste artigo falarei sobre os CONTROLES DE ACESSO BIOMÉTRICOS PARA PEDESTRES, não deixa de consultar nosso outro artigo referente à CONTROLE DE ACESSO PARA VEÍCULOS. O significado da palavra Controle de Acesso já é claro e notório, logo falarei sobre os tipos de equipamentos e suas aplicações.
Controle de Acesso Biométrico
Dispositivos De Acesso Stand Alone
Uma fechadura biométrica é um exemplo de controle de acesso Stand Alone. Controladores Stand Alone são dispositivos que podem ser administrados diretamente no equipamento, ou seja, na “tela e teclado” dos equipamentos. São dispositivos que não necessitam estar ligados em rede para funcionar.
Você consegue cadastrar, excluir e realizar ações de administrações diretamente no equipamento. Estes tipos de dispositivos facilita muito a instalação em alguns casos onde não é possível interligar os equipamentos em uma rede.
Existem equipamentos Stand Alone que TAMBÉM trabalham em rede como uma opção ao cliente. Outros funcionam somente Stand Alone mesmo. Muitos dispositivos que trabalham SOMENTE como Stand Alone geralmente são utilizados em instalações residenciais ou em pequenos escritórios com um número baixo de equipamentos instalados.
Dispositivos que precisam de Rede (Online)
Controles de Acesso que trabalham em rede podem ser administrados através de um SOFTWARE DE CONTROLE DE ACESSO. Existem alguns modelos que SOMENTE trabalham em rede, ou seja, não funciona de maneira isolada (Stand Alone) e também existem alguns modelos que possuem as duas maneiras de funcionamento: Equipamentos que possuem função Stand Alone e também trabalha em Rede.
Geralmente os equipamentos que funcionam em rede são instalados com um SOFTWARE DE GERENCIAMENTO E CONTROLE o que facilita a vida do administrador do sistema. Todo cadastro, exclusões, regras de acesso e demais administrações são realizadas em uma única vez no software e sincronizado com TODOS os equipamentos selecionados pelo administrador.
São equipamentos mais robustos utilizados em condomínios, empresas de todos os portes, hospitais e indústrias.
Tecnologia de Identificação biométrica
A tecnologia de reconhecimento são os meios de identificação do sistema de acesso: Os mais comuns são Biometria Digital, Biometria Facial, acesso via Cartão (TAg, chaveiros e outros), Acesso via senhas, no entanto, existem hoje alguns outros métodos de reconhecimento como veia dos dedos, palma da mão, iris e Qrcode.
Biometria Digital
Equipamentos que utilizam biometria digital são atualmente os mais procurados por consumidores e empresas. O usuário cadastra sua biometria no dispositivo que faz o reconhecimento preciso através da análise de milhares de linhas de sua biometria digital cadastradas. Alguns usuários que possuem baixa qualidade de biometria, trabalham com produtos químicos ou de luvas geralmente enfrentam dificuldades na identificação através deste método, mas é um meio seguro e eficiente.
A maioria dos usuários que reclamam no início da instalação ou não estão se autenticando corretamente ou fizeram uma coleta imprecisa e precisam ser recadastrados. Após alguns dias de uso o usuário já se acostuma de como utilizar o sistema corretamente. Este é um método forte de segurança, uma vez que não é possível “emprestar” sua digital para ninguém entrar no local protegido.
Reconhecimento Facial
Este método no passado não tinha muita aderência aqui no Brasil devido à alguns locais com baixa luminosidade ou locais externos que não eram propícios para instalação de alguns equipamentos, no entanto hoje em dia as coisas mudaram.
Existe um novo equipamento com tecnologia de ponta que pode ser instalados em locais escuros, locais externos e internos que faz uma identificação precisa e com EXTREMA VELOCIDADE E QUALIDADE.
Claro que equipamentos que possuem esta tecnologia são um pouco mais caros, entretanto vale muito a pena investir neste equipamento principalmente se você tiver alguns dos problemas a seguir: Cartão de acesso de visitante some e o condomínio tem que investir centenas de reais por mês para reposição … Faculdade, hospital ou empresa que possuem catracas de acesso e a identificação é lenta … Condomínios comerciais que emperram cartão de acesso toda hora … e por aí vai… CLIQUE AQUI e leia nosso artigo que fala sobre um controle de acesso com tecnologia facial fantástico!
IDENTIFICAÇÃO POR TAG OU CARTÃO
Este tipo de identificação é um meio termo. Ele não é nem o mais inseguro nem o mais seguro. O usuário terá um cartão de acesso cadastrado no sistema ou equipamento e basta aproximá-lo do dispositivo para que ele faça a leitura e libere o acesso. A vantagem é que é um método simples e rápido de identificação.
As desvantagens são: O usuário pode passar o cartão para outra pessoa, o usuário pode perder o cartão (pode ser excluído no sistema desde que avisado antes de algum infrator acesse o local), pode ser roubado, investimento constante com compra de novos cartões principalmente quando há muitos visitantes que começam a perdê-los.
SENHA DE ACESSO
Este método sim é o mais simples de todos, porém o mais inseguro. Aconselho que se o usuário resolver utilizar este tipo de equipamento, que seja através de uma combinação de identificação, como: biometria e senha, facial e senha, cartão e senha… A facilidade do usuário passar a senha para outas pessoas é grande.
A senha é facilmente copiada por pessoas má intencionadas bastando filmar a pessoa com um celular ou simplesmente observando com atenção a senha digitada por algum usuário desatento. Utilize senhas em locais que não necessitam de extrema segurança como: Uma sala internas de um prédio em que precisa somente barrar acessos de outras pessoas de setor diferente da empresa, locais que geralmente não faz diferença que outro usuário acesse e que queira somente manter privacidade sem objetos de valor.
Demais tecnologias como leitura de veias dos dedos, leitura da palma da mão e outros são sem dúvida nenhuma os mais seguros e parece até mesmo coisa de filme, mas existe e nós podemos oferecer este tipo de produtos para casos especiais, pois não mantemos estoque desta linha de produtos no Brasil e devem ser importados.
QUANTO AO LOCAL DA INSTALAÇÃO
Outra coisa que se deve observar é o local de instalação: Existem equipamentos que possuem proteção contra chuva, sol, partículas de poeira, enquanto outros não podem nem mesmo ficar expostos ao tempo. Existe um indicador que se chama índice de proteção:” IP” e são classificados conforme sua proteção quanto à água e poeira, portanto não se pode instalar um equipamento para área interna em ambiente externo.
Resumindo, para equipamentos que forem ser instalados em locais externos, recomenda-se que este dispositivo tenha um índice de proteção no mínio IP65 que oferece certa proteção contra poeira e respingos de água., logo atente-se para isso na hora de solicitar um produto para seu projeto de acesso.
Além da proteção contra chuva e poeira, alguns outros detalhes devem ser bem avaliados na hora da instalação e escolha do seu equipamento como a posição do sol. Sabe-se que ao longo do dia a incidência da luz solar se altera de posição. O problema da incidência direta da luz solar nos equipamentos podem provocar alguns problemas de leitura de biometria digital para sensores que não possuem proteção. Vale ressaltar que o sol mantem uma inclinação diferente em cada estação do ano, logo, não significa que a luz solar não irá incidir em algum equipamento instalado em áreas externas.
Temos uma equipe de especialista que pode auxiliar em projetos de automação e controle de acesso. Entre em contato conosco que teremos um enorme prazer em ajudar! A HLX TECH é uma empresa que oferece projetos, serviço de instalação e venda de equipamentos de acesso, logo fale conosco sobre sua demanda!
Obrigado! Engº Henrique Leite (31) 3654-0822