Aplicação de Rádios para segurança eletrônica em condomínios
Sistemas de segurança eletrônica utilizando a comunicação via Rádios Wireless são pouco comuns em condomínios, porém são uma excelente opção para otimizar problemas de ruídos e interferências na imagem de câmeras e atender à distâncias que superam a aplicação do cabeamento comum.
Quebrar paredes, cavar buracos, passar canaletas e eletrodutos é um investimento de tempo e dinheiro, atrapalham a estética do ambiente e geram um grande transtorno para os moradores. A utilização de rádios porém, não causa nada disso pois basta colocar um equipamento na ponta que está enviando informações (a câmera por exemplo) e outro na ponta que está recebendo essa informação (NVR por exemplo). Um deve estar virado para o outro e o caminho entre os dois deve estar desobstruído.
Lembra daquela câmera do elevador que sempre dá interferência quando o elevador está em movimento? – Pois é, infelizmente o sistema de cabeamento muitas vezes não resolve esse problema e além disso o custo da sua manutenção é altíssimo devido aos honorários cobrados pela empresa de elevador. Além disso o cabo da câmera pode romper o cabo de manobra do elevador gerando um custo ainda mais elevado para o condomínio.
Veja as diversas maneiras que o condomínio pode economizar utilizando rádios:
Praticidade: sua praticidade no momento da instalação reduz bastante o custo de honorários da empresa de manutenção do elevador e também do próprio instalador, visto que segundo estudos a partir de 250 metros de cabeamento é mais barato utilizar os rádios;
Distância: os rádios alcançam quilômetros de distância, por isso esqueça a limitação de 100 metros de cabeamento tradicional. Isso possibilita ao condomínio poder cobrir áreas que até então eram vulneráveis devido à essas limitações.
Flexibilidade: Imagine que após a finalização do serviço o condomínio deseje realizar alguma alteração no escopo por qualquer que seja o motivo. O que fazer? Toda a instalação foi feita, as paredes foram quebradas, infra estrutura já construída (canaletas, eletrodutos, mangueiras e etc) e investiu-se trabalho, tempo e dinheiro. Complicado, não?
Pense agora na mesma situação utilizando rádios, basta reinstalas a câmera em uma nova área e os rádios realinhados. Em pouco tempo já está resolvido.
Durabilidade: ao utilizar cabos de qualidade, dificilmente você terá problemas com desgaste e manutenção mas há situações em que esse problema é acelerado. Um exemplo é a instalação de câmeras em elevadores. O cabo acaba se desgastando no movimento do elevador de subir e descer centenas de vezes ao dia podendo causar mal contato e até o rompimento do mesmo. Ao utilizar rádios, não importa quantas vezes o elevador irá subir e descer, a conexão ficará estável e a manutenção continuará baixa.
Segurança: Câmeras em locais externos requerem cuidado na exposição dos cabos. Fios expostos podem ser alvos de pessoas má intencionadas seja para furtar os cabos ou para rompê-los e assim deixar o local mais vulnerável a ataques.
Em alguns locais é inviável lançar o cabeamento em uma passagem protegida ou o cabeamento irá sofrer bastante interferência gerada por motores e etc. Nessas ocasiões o rádio é um companheiro pois seu meio de comunicação é o ar. As conexões wireless dos rádios são preservadas por camadas de proteção digital e criptografadas e impedindo assim que outras pessoas tenham acesso às imagens.
Agora que você já conhece os motivos e benefícios de utilizar rádios em seu sistema de segurança, confira o nosso site e as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida ou deseja utilizar esse sistema em seu condomínio? Entre em contato conosco !