Problema com Câmeras – CFTV

RUÍDO EM IMAGENS DE CâMERAS – CFTV

Por que minha câmera parou de funcionar? Por que tenho tanto problema com imagens de câmeras de segurança de meu condomínio? Por que a imagem fica “indo voltando” no monitor? Algumas imagens se apresentam com listas de interferências, o que é isso? Essas perguntas são questionamentos frequentes de nossos clientes quando somos contratados para uma nova instalação ou melhoria de imagens. Com estás informações, o cliente terá uma base para questionar o técnico quando necessário em atendimentos relacionado à câmeras. O objetivo do texto é oferecer ao cliente um entendimento básico para conversar com um técnico de CFTV. Quando o técnico falar com o cliente, este conseguirá entender e argumentar se necessário. O “chuvisco” (ruído na imagem) pode ser ocasionada por vários fatores. Alguns motivos simples e outros mais complicados de se resolver.  Estas informações ajudarão clientes que estão em fase de uma nova instalação para acertar na compra de equipamentos. Ajudarão ainda, a todos os usuários que passam com problemas de ruídos e interferências em imagens em seu sistema.  

Principais motivos de ruídos e interferências.

  • Fios danificados ou de baixa qualidade
  • Utilização de fontes ou conectores inadequados
  • Erros na instalação, mal contato e posicionamento errado de câmeras
  • Aterramentos incorreto
  • Uso de câmeras de segunda linha
 

fios danificados ou de baixa qualidade

Todo fio (que é um condutor) está sujeito à interferências eletromagnéticas. Através deste fio (cabo) que a imagem é transmitida da câmera para o seu equipamento de gravação (DVR, NVR). Imagine se no meio desta transmissão exista uma ruptura do cabo. Este parará de trafegar as informações de imagem não é mesmo? Se este mesmo fio estiver minimamente danificado, ocorrerá uma perda de qualidade na visualização e gravação da imagem. Portanto o cabo com dano possui imagens piores comparadas à situação de um cabo sem dano. Alguns exemplos: cabos ressecado devido instalações sem proteção, danificados dentro dos tubos elétricos e até mesmo dobrado além do permitido. Lançamentos de cabos à distâncias maiores do que permitido pelo cabo também são comuns. Um cabo de baixa qualidade apresenta um problema muito semelhante à um cabo danificado. Ao invés de permitir trafegar uma qualidade alta de imagem, ele entregará uma qualidade inferior e com ruídos. Os cabos de baixa qualidade ainda sofrem mais com interferências elétricas e outros distúrbios que não irei detalhar tecnicamente. Alguns clientes pensam somente no custo na hora de uma cotação e acabam fechando com uma empresa “mais em conta”. O ideal é avaliar os detalhes para não investir em um bom equipamento, mas deixar de lado a infraestrutura correta. O investimento errado trará muita dor de cabeça e muitas reclamações do cliente.

utilização de fontes e conectores inadequados

Falamos no tópico acima sobre cabos, mas vale lembrar que as “pontas” são também outro motivo de degradação de imagem. Quando temos uma boa câmera, um bom cabo, mas um conector inadequado, você jogará todo investimento pelo ralo. Existem diversos conectores para cada tipo de cabo. O conector deve ser o primeiro dispositivo a ser instalado adequadamente pelo técnico. Em muitos atendimentos relacionados à qualidade de imagem, uma simples troca de conectores as vezes resolve o problema.  (Isso caso não exista outros problemas com cabos e câmeras). As fontes de alimentação levam a energia para todo o sistema de câmeras. Muitos ruídos são oriundos de fontes de baixa qualidade ou dimensionadas erradamente. Existe uma distância máxima em que se pode alimentar o sistema com fontes comuns. Quanto mais longe a câmera ficar da fonte de alimentação, mais perdas elétricas acontecem no percurso ao longo do cabo. A distância pode prejudicar a correta alimentação dos equipamentos devido às perdas elétricas no próprio cabo.  Alguns dos testes que fazemos  nas instalações que apresentam problemas de imagem é ligar a câmera em uma fonte próxima para avaliar se com uma simples troca de fonte o problema é resolvido.

Erros na instalação, mal contato e posicionamento errado de câmeras

Imagine o cenário: O cliente fez o investimento correto com cabos e equipamentos de boa qualidade. Entretanto na hora da instalação o técnico não tem uma boa habilidade e faz as conexões erradas. Na instalação o técnico dobra várias vezes o cabo inapropriadamente e passam cabos em locais de alta interferência magnética. Se isto acontecer as interferências irão aparecer de qualquer forma. O cliente tem que avaliar se TODO o cabeamento está protegido e não exposto ao sol e chuva. Se tratar-se de uma instalação antiga, o cliente antes de aproveitar cabeamentos já existentes deve solicitar vários testes nos cabos já passados para evitar um retrabalho futuro ou uma possível parada de imagem. Mal contato devido a cabos lançados inadequadamente, conectores mal instalados ou uma infra estrutura ruim irão certamente trazer ao cliente problemas em algum momento. Ainda em instalações, o posicionamento de câmeras também é importante. Existem câmeras com recursos específicos para filmar com uma grande intensidade de luz solar. Outras apropriadas para locais onde existem pontos muito luminosos em contraste com penumbra, etc. Além da escolha correta da câmera para cada cenário, problemas em câmeras podem acontecer nas instalação quando instaladas em locais inadequados. Instalação em uma caixa de proteção ao sol intenso podem trazer super aquecimento da câmera. Instalação de uma câmera própria para área interna em local externo pode danificar quando chover por exemplo.

Aterramentos incorreto

Em muitos condomínios e empresas, a situação do aterramento é muito ruim. As vezes o aterramento é até inexistente ou em outros casos já não aterra adequadamente. Caso o aterramento seja realizado de forma incorreta ou o aterramento no local da instalação esteja insatisfatório é possível que veja faixas rolando na tela. Se esse for o caso, há um problema de interferência chamado de ground loop (loop de terra).
Esse problema basicamente ocorre quando os aterramentos da câmera, do DVR ou fonte de alimentação são feitos em pontos distintos que apresentam diferentes resistências. Isso causa um efeito chamado de loop de terra.
Para solucionar o problema de loop de terra basta aterrar os equipamentos ao mesmo ponto comum (barramento de aterramento) ou deixar um dos lados sem contato com um aterramento.
Um exemplo prático seria colocar uma madeira, plástico ou outro material isolante na parte traseira do suporte de instalação da câmera para que não tenha contato direto com o poste ou parede que está instalada.

Uso de câmeras de segunda linha

Existem várias marcas de câmeras que para ter o preço mais em conta, fazem seus produtos com componentes de qualidade inferior. Claro que estas câmeras são vendidas mais baratas, uma vez que os sensores de captação de imagem e luz são de péssima qualidade. As proteções das câmeras são de baixa qualidade, as lentes não são boas e outros componentes são inferiores. A primeira vista muitas câmeras até enganam bem, entretanto ao longo do tempo vários defeitos começam a aparecer e o cliente lembra daquele ditado: ” o barato que sai CARO”! Para câmeras de baixa qualidade (“ching Ling” mesmo que esta mesma câmera funcionava uma maravilha à 3, 4 meses atrás) não existe solução para melhorar a imagem. O cliente terá que trocar a câmera mesmo. O ideal é adquirir câmeras que possuam uma marca, manual do produto e um telefone para suporte técnico do FABRICANTE. Portanto, caso não tenha isso no momento da compra, posteriormente você irá enfrentar problemas sérios de imagem.

Conclusão:

Todo problema de ruído tem uma solução. Algumas simples de resolver, outras envolvem um belo re-investimento do cliente que terá que em alguns casos praticamente refazer instalações. Para os clientes que ainda não possuem o sistema de CFTV (câmeras de segurança) e estão lendo estas dicas, o mais importante é que contrate uma empresa séria, faça as comparações de produtos e materiais de infra estrutura e de preferência invista em materiais de qualidade para não perder o investimento.   Mais sobre o autor:

Henrique Leite :Sou apaixonado por tecnologia! Formado em engenharia eletrônica e engenharia em Telecomunicações, me especializei na área de sistemas eletrônicos de segurança e automação. Presidente da empresa HLX TECH, vejo a oportunidade de ajudar inúmeros clientes com dois temas principais super importantes: 1 -Como aumentar a segurança em suas empresas e condomínios & 2 – Soluções inovadoras de automação para agilizar e facilitar o dia a dia das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *