Análise sobre Portaria Virtual e Portaria Física

MONITORAMENTO 24 HORAS

A Portaria Virtual veio para agregar muita segurança e reduzir drasticamente os gastos com portaria física, entretanto alguns condomínios preferem manter o porteiro físico. Existem alguns condomínios que não são o perfil ideal para um serviço de portaria virtual levando em consideração o tamanho do condomínio, localização e pontos vulneráveis que devem ser estudados por empresa especializada em segurança.

Afinal, como saber a melhor opção em segurança para meu condomínio e quais são as opções para quem pretende manter a portaria física tradicional?

O serviço de portaria virtual consiste em um conjunto de produtos e serviços de segurança com a implementação de sistemas de alta tecnologia agregadas e interligados como: Controle de acesso, câmeras de segurança, sistema de alarme inteligente, fechaduras biométricas, portas com fechamento e abertura automática dentre outros recursos. Outros pontos a considerar são: acompanhamento 24 horas pela nossa central de monitoramento controlando acessos, pontos de alarmes e realizando rondas virtuais através do sistema de CFTV. Em outro post explicamos melhor como funciona todo o sistema de portaria virtual, confira no blog.

Alguns condomínios não possuem o perfil para o serviço de portaria virtual: geralmente acima de 80 apartamentos não é interessante a implementação deste sistema. Outra coisa a avaliar é a localização do condomínio, faixa etária dos moradores dentre outras análises que devem ser avaliadas pela empresa que for realizar este serviço.

Como em outros posts falamos bastante sobre as vantagens do serviço de portaria remota (virtual), iremos abaixo descrever como aumentar a segurança mantendo o serviço de portaria física.

Listamos os principais problemas de segurança relacionados exclusivamente à portaria física e um plano de ação para servir de base de avaliações do condomínio.

Avaliação de segurança por empresa especializada:

Muitas ações de segurança são tomadas por pessoas que simplesmente “acham” que determinado sistema instalado em alguns pontos do condomínio é suficiente para proteção coletiva, o que não é verdade. Uma empresa especializada em segurança é capaz de fazer uma avaliação dos locais vulneráveis, das estratégias e equipamentos a serem utilizados dentre outros requisitos importantes para a proteção coletiva e individual. Consulte um profissional do setor para não comprar um sistema incompleto ou ineficiente trazendo uma “falsa sensação de segurança” para todos.

Alta rotatividade de porteiros:

Um grande problema em alguns condomínios é a rotatividade de porteiros e outros funcionários internos como os terceirizados por exemplo. É importante que o novo profissional seja acompanhado e bem treinado sobre todas as normas e condutas a serem adotadas no quesito segurança. É muito importante que todos os moradores sempre sejam notificados (ou quando possível apresentados) aos novos funcionários. Cada morador também é responsável pela segurança em um ambiente coletivo e cada morador vale mais do que mil câmeras no quesito segurança. Uma pessoa (mesmo com uniformes de empresas) deverá gerar suspeitas por parte de moradores que não o conhece e o ideal é informar à portaria ou equipe interna de segurança para a validação. Nem preciso informar que todo novo funcionário deverá ter seus antecedentes verificados e toda a documentação e referências validadas.

Conhecimento limitado:

Sistemas de segurança eletrônico quando bem implementado é um aliado muito poderoso, mas demandam conhecimento e habilidades mínimas do profissional de portaria que irá operá-lo. Os profissionais devem ser devidamente treinados e avaliados periodicamente para validação de operação de todo o sistema de segurança. O condomínio faz um belo investimento em equipamentos de segurança eletrônico para ser subutilizado ou utilizado de maneira inadequada!

Treinamentos periódicos e testes surpresas

Todo condomínio deve redigir um plano de segurança com análise nas ações que deverão ou não ser tomadas pelos profissionais internos no dia a dia. O que acontece é que com a rotatividade, esquecimento ou pelo simples fato de “ser mais fácil” não fazer da maneira estipulada toda a segurança é comprometida. O condomínio e empresas deveriam adotar práticas de testes surpresas como por exemplo agir em uma situação de pânico e emergência, executar alguma ação no sistema de segurança e até mesmo testes surpresas devidamente combinadas com o conselho de segurança para uma possível entrada no condomínio.

Plano de ação, contingência:

O que ocorre se um funcionário faltar? Se um funcionário passar mal no meio do expediente? O condomínio e empresa deverá executar um plano de contingência para tudo que for referente à segurança como: Pensar em como agir se o sistema de CFTV (câmeras de segurança) parar de funcionar ou o computador da portaria apresentar uma falha, funcionário ter que se ausentar e neste caso ser substituído por profissional que já tenha toda documentação e referências anteriormente avaliadas pelo condomínio, dentre outros procedimentos importantes. O porteiro precisa ter em mãos sempre o telefone de todas as empresas de manutenção para maior agilidade para solução de problemas do cotidiano sem deixar seu posto de trabalho.

Sistemas adequados para ajudar a portaria:

Os melhores sistemas que atualmente podem auxiliar e ajudar na segurança são: Controles de acesso biométricos, CFTV (câmeras de segurança), catracas eletrônicas, sensores de alarmes, central de monitoramento, automatização do portão de garagem e controle de acesso de veículos. A HLX TECH possuí estes e outros sistemas capazes de minimizar ao máximo os riscos de invasão em sua empresa ou condomínio.

 

É muito importante também que o condomínio, empresa ou associações de bairros criem conselhos de segurança a fim de sempre aperfeiçoarem seus conhecimentos. A troca de informação e experiência enriquece muito e contribui para manter a segurança reforçada. Com a criação do conselho é possível estabelecer normas, rotinas e procedimentos para serem adotadas e seguidas por todos. Para finalizar reforço que segurança é responsabilidade de todos e o engajamento dos moradores e funcionários é tão importante quanto tudo o que foi mencionado acima, logo todos precisam ter paciência e persistência para adotar os procedimentos sem restrições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *