Atualmente vários condomínios e empresas tem nos solicitado soluções para controle e gerenciamento de entrada e saída de veículos . Neste texto irei apresentar as opções que a HLX TECH pode oferecer aos seus clientes de produtos que atualmente compõem nossa linha de controle de acesso para veículos e controle de acesso para estacionamento de empresas. As soluções de acesso para veículos podem ajudar muito no controle, automação e comodidade para entrada e saída dos automóveis.
Inicialmente irei explicar o conceito de CLAUSURA para veículos que poderá ser adotado em todos os cenários explicados abaixo com o propósito de aumentar muito a segurança da entrada e saída dos automóveis.
A entrada de veículos é um local de alta vulnerabilidade em um condomínio e empresa. É aconselhável que os prédios possuam sistema de enclausuramento (duplos portões ou um portão com cancela). Os portões devem ser intertravados entre si, de forma que somente se abra o posterior após o fechamento do anterior. Isso serve para que os veículos tenham acesso de um carro por vez na clausura evitando assim entradas de “caronas”. As “caronas podem ser tanto outro veículo se aproveitando da abertura do portão, quanto pedestres que podem entrar despercebidamente. Na clausura é possível e aconselhável a instalação de câmeras de segurança para que o porteiro possa visualizar melhor os ocupantes do veículo ou até mesmo para registro das imagens para os prédios que possuem serviço de portaria virtual ou não tenham porteiros fixos.
Nas fotos a seguir conseguimos mostrar melhor um exemplo deste intertravamento de acessos através da clausura: A imagem da esquerda mostra o sistema com cancela, logo quando o veículo passa pelo portão externo ele deverá se autenticar dentro do prédio para a abertura da cancela.
A imagem da direita mostra o sistema com dois portões. Após o veículo se autenticar através de Tag, controle de acesso ou controle remoto o segundo portão é aberto (somente após o fechamento do portão anterior)
Este ponto de acesso é tão frágil que recentemente a emissora Record em seu programa Domingo Espetacular chegou a fazer uma reportagem simulando as entradas nos condomínios de diversas maneiras mostrando como a maioria dos condomínios estão frágeis com relação à segurança principalmente pelas garagens.
Fonte: http://noticias.r7.com/, de 19/05/14. A
Muito bem, até perfeito.
Tenho uma particularidade:
Temos em nosso condomínio, morador proprietário de agencia de automóvel, morador que utiliza carro da empresa. Cada dia um veiculo diferente.
Todos os outros moradores tem seus carros, possuem as TAGs, mas estes não querem comprar uma TAG para cada veiculo diferente, diariamente. Ai temos as divergências.
Como seria um procedimento para esta situação?
Boa tarde!
Temos algumas sugestões para estas particularidades: Uma delas é um cartão (ao invés da TAG colada no carro) onde o morador que tenha uma rotatividade com vários veículos possa utilizar. Neste caso, sugiro que o condomínio faça um termo de responsabilidade com morador para que ele não empreste este cartão para nenhuma outra pessoa poder acessar o condomínio e informe imediatamente à portaria sobre perda ou roubo do cartão para que possa ser deletado do sistema. Caso queira que ajudemos com outras idéias entre em contato conosco que teremos o prazer em ajudá-lo!!!